Sobre

Aversion2agony é o primeiro projeto a analisar e a comparar a cobertura jornalística da eutanásia nas sociedades portuguesa e britânica dentro da nova realidade social de morte pública, (des)codificando práticas, representações sociais e significados jornalísticos associados às dimensões política, religiosa e médica.

Examinar-se-á a construção de imaginários sociais acerca da disfunção orgânica provocada por doenças tipicamente associadas à eutanásia e à fase da agonia, antes de se explorar as perceções dos públicos (jornalísticos) sobre a morte, o processo de morrer e a eutanásia decorrente do consumo noticioso.

Objetivo final

Com o fim de deixar um contributo mais alargado para o jornalismo e as sociedades portuguesa e britânica, encerra-se o projeto com a identificação novas possibilidades informativas sobre as temáticas associadas ao processo de morrer.

Metodologia

Baseado na cobertura jornalística da eutanásia, entre 2016 e 2026, em jornais de referência em Portugal e no Reino Unido, uma metodologia mista é usada para assegurar a diversidade de dados, a profundidade das análises e a triangulação de metodologias dos três estudos científicos.

As estratégias metodológicas articulam a análise de conteúdo e a análise argumentativa do discurso, bem como a análise temática e a análise argumentativa do discurso.

Financiamento

Aversion2agony é um projeto acolhido pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). É financiado com fundos nacionais através de uma bolsa de investigação para doutoramento diretamente atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), enquadrada no projeto Aversion2agony: A cross-national comparative analysis of journalistic mediation of euthanasia in Portugal and the United Kingdom (Referência 2023.04877.BD).

Start a Store on WordPress.com.